Deputados pedem à UE ação mais ousada para a resiliência hídrica
O Parlamento debaterá as suas recomendações na terça-feira e procederá à votação na quarta-feira, como contributo para a estratégia de resiliência hídrica da Comissão Europeia.
Os eurodeputados vão debater e votar uma proposta de relatório, elaborado pela Comissão do Ambiente, do Clima e da Segurança Alimentar, que descreve pormenorizadamente a forma como a UE deve gerir os seus recursos hídricos para ser mais eficiente e responder melhor aos desafios atuais. A resolução resultante será o contributo do Parlamento para a estratégia europeia de resiliência hídrica a apresentar em breve pela Comissão Europeia.
O texto apela à introdução de metas setoriais para a eficiência hídrica e a captação de água (de fonte superficial ou subterrânea) e salienta a necessidade de um financiamento adequado, de uma melhor utilização das ferramentas digitais e de soluções de inteligência artificial. Os deputados poderão solicitar à UE que envide mais esforços para reduzir a poluição da água causada por produtos farmacêuticos, pesticidas químicos e fertilizantes, bactérias resistentes aos antibióticos, microplásticos e produtos químicos, bem como para eliminar progressivamente os designado «produtos químicos para sempre» (PFAS).
Contexto
Nas apresentadas em julho de 2024, a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, anunciou uma estratégia europeia de resiliência hídrica. A comissária do Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular Competitiva, Jessika Roswall, reiterou esse compromisso na sua audição de confirmação e a estratégia foi incluída no .
Código do procedimento: 2024/2104(INI)
Procedimento: relatório de iniciativa
Debate: Terça-feira, 6 de maio
Votação: Quarta-feira, 7 de maio
Conferência de imprensa: Quarta-feira, 15h00 (locais, 14h em Portugal)