Eva Kaili já não é vice-presidente do Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu decidiu, esta terça-feira, pôr termo ao mandato de vice-presidente de Eva Kaili.
A decisão de cessar antecipadamente o mandato de Eva Kaili (NI, EL), fazendo com que deixe de ser um dos vice-presidentes do Parlamento Europeu, foi aprovada por 625 votos a favor, 1 contra e 2 abstenções, representando uma dupla maioria de dois terços dos votos expressos e uma maioria dos deputados que compõem o Parlamento.
A votação foi realizada de acordo com o Artigo 21 do Regimento do Parlamento, na sequência das investigações em curso na Bélgica envolvendo alguns membros e pessoal do Parlamento Europeu.
O procedimento foi desencadeado por uma decisão da Conferência dos Presidentes (presidente do PE e líderes dos grupos políticos) no início da manhã de hoje, que aprovou a decisão por unanimidade.
A Conferência dos Presidentes adotou igualmente a seguinte declaração.
A plenária do PE realizará, por volta das 16.30, um debate sobre as suspeitas de corrupção do Catar e a necessidade mais ampla de transparência e responsabilização nas instituições europeias. Na quinta-feira, por volta do meio-dia, votará uma resolução sobre o tema.
Durante a abertura da sessão plenária de ontem, a presidente do PE Roberta Metsola proferiu uma declaração sobre as investigações das autoridades belgas, seguida de um breve debate com os líderes dos grupos.
Contactos:
-
Delphine COLARD
Head of Spokesperson’s Unit and Deputy Spokesperson