À descoberta da Europa: passes gratuitos para os jovens explorarem a UE
Até 25 de outubro, os jovens nascidos em 2014 podem registar-se para obterem bilhetes de comboio gratuitos, no âmbito da DiscoverEU, apoiada pelo PE.
Graças ao apoio dos eurodeputados, 165 000 jovens já tiveram a oportunidade de viajar pela União Europeia (UE), de forma gratuita, desde que a iniciativa DiscoverEU foi lançada, em junho de 2018.
Neste momento, mais de 35.000 bilhetes de comboio gratuitos encontram-se disponíveis, permitindo aos jovens viajar e descobrir a Europa graças à iniciativa Discover EU, que foi proposta pela primeira vez durante o Evento Europeu da Juventude (EYE) do Parlamento em 2014.
Além disso, na edição de 2022, os participantes selecionados vão receber cartões de desconto que incluem descontos em acomodação, transportes locais, visitas culturais e muito mais.
Sabe mais sobre o Ano Europeu da Juventude assinalado pela UE em 2022 e outras iniciativas europeias para os jovens.
Como funciona
Pelo menos 35 000 jovens vão ter a oportunidade de viajar pela Europa de comboio, entre 1 de março de 2023 e 29 de fevereiro de 2024. Qualquer cidadão europeu que tenha nascido entre 1 de janeiro de 2004 e 31 de dezembro de 2004 pode até as 12 horas (hora da Europa Central) do dia 25 de outubro.
Os participantes vão poder viajar até 30 dias para pelo menos um país estrangeiro. A viagem deve realizar-se, principalmente, por comboio, mas também é possível que o caminho seja percorrido por camioneta ou ferry para assegurar uma cobertura mais alargada. Voos também podem ser aplicáveis em casos excecionais, em locais em que não exista outro transporte disponível - por exemplo, para cidadãos que vivam em áreas remotas.
Participantes com mobilidade reduzida ou necessidades especiais podem ser elegíveis para ajudas de custo extra, como por exemplo, financiamento para uma pessoa ou um cão-guia para pessoas invisuais.
Mais informações sobre a iniciativa disponíveis no .
Apoio do Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu tem sido dos bilhetes de comboio gratuitos para os europeus com 18 anos, tendo votado em três resoluções de apoio à iniciativa.
Os eurodeputados acreditam que a iniciativa permitirá que os jovens experimentem a diversidade europeia, compreendam-se melhor e saibam mais sobre a Europa. Esperam, igualmente, que os jovens cidadãos encorajadores da União Europeia viajem dentro do território e encontrem pessoas de outros países que fomentem a identidade europeia e reforcem os valores comuns da UE.