Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude: descobre os vencedores de 2023

Uma aplicação linguística belga para refugiados ganhou o Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2023.

Foto de grupo dos vencedores europeus do ECYP 2023 na cerimónia de entrega de prémios em Aachen, Alemanha, a 12 de maio
Vencedores do Prémio Carlos Magno para a Juventude 2023 © Karlspreis/Johannes Simon

Todos os anos, ao abrigo do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude (ou ECYP na sigla em inglês), júris nacionais e europeus selecionam um projeto de cada país da União Europeia (UE). Este ano, 26 vencedores nacionais foram convidados para a cerimónia de entrega dos prémios em Aachen, na Alemanha, a 12 de maio, onde foram anunciados os três vencedores a nível europeu.

Vencedores europeus

O primeiro prémio, no valor de 7 500 euros, foi atribuído à aplicação "AILEM", da Bélgica, a primeira aplicação linguística adaptada para refugiados e requerentes de asilo e desenvolvida com a sua colaboração. A aplicação utiliza a língua para quebrar mal-entendidos interculturais e lacunas entre os refugiados e o seu país de acolhimento. Inclui frases úteis, histórias e jogos de aprendizagem de línguas, bem como formas de estabelecer contacto com outros utilizadores. O projeto visa reunir pessoas de diferentes origens, experiências e estatuto social.



Dois projetos ficaram em segundo lugar: "Mobile Climate Museum", da Lituânia, e "The European Correspondent", dos Países Baixos. Ambos receberão 3 750 euros como prémio.


O "Museu Móvel do Clima" (Mobili Klimato muziejaus paroda) foi criado em maio de 2022 com o objetivo de levar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais sustentável. É composto por quatro contentores marítimos móveis que representam quatro temas:

  • Alterações climáticas - causas e impacto
  • O Pacto Ecológico da UE
  • Agricultura sustentável e alimentação saudável
  • Conselhos práticos para um consumo consciente





O "The European Correspondent", fundado em 2022, reúne mais de 140 jovens jornalistas de toda a Europa com o objetivo de criar um jornalismo europeu. Os jovens enviam um boletim informativo diário por correio eletrónico, cobrindo uma região diferente todos os dias, com as notícias europeias mais relevantes. Também investigam a forma como as grandes questões são abordadas nos diferentes países europeus.





Vencedores nacionais


Sabe mais sobre os vencedores nacionais de 2023.

Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude

O prémio, atribuído conjuntamente pelo Parlamento Europeu e pela Fundação Internacional do Prémio Carlos Magno, está aberto a jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, que estejam envolvidos em projetos que reforçam a democracia e apoiam uma participação ativa. Desde 2008, 5 000 projetos concorreram ao prémio.

Mais sobre o Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude