Destaques da plenária 
 

Parlamento avalia planos para melhorar a segurança e a preparação da UE 

A Comissão apresentará a estratégia de segurança interna na sessão de terça-feira e debaterá com os eurodeputados as mais recentes propostas de preparação para situações de crise na UE.

Perante o atual contexto de ameaças a nível mundial, a UE pretende melhorar a recolha de informações para ter uma perspetiva abrangente das ameaças, melhorar a preparação contra ameaças híbridas, com base em medidas já anunciadas sobre a proteção das infraestruturas de cabos submarinos, e reforçar as medidas contra a criminalidade grave e organizada. Estas podem incluir novas ações contra o tráfico de droga e de armas de fogo, o aprofundamento da e uma nova agenda de luta contra o terrorismo.

O comissário responsável pelos Assuntos Internos em 19 de março de 2025.

Num debate separado no mesmo dia, os eurodeputados reagirão à estratégia da UE para uma União de Preparação, . Contém uma ampla gama de propostas para reforçar a preparação da UE em toda a sociedade, incluindo uma melhor coordenação da resposta a situações de crise, a proteção dos serviços essenciais, a armazenagem de materiais críticos e uma melhor cooperação civil-militar.


Os eurodeputados Francisco Assis, Paulo Cunha, Ana Catarina Mendes e Ana Miguel Pedro são membros da Comissão das Liberdades Cívicas.


Debates: Terça-feira, 1 de abril

Procedimento: Declarações da Comissão, sem resolução