2022: o Ano Europeu da Juventude

A UE decidiu colocar dar uma ênfase especial à juventude em 2022. Descobre mais sobre o Ano Europeu da Juventude e os programas da UE para os jovens.

O apoio da Europa aos jovens

Programas da UE para os jovens


A União Europeia (UE) reconhece a importância do bem-estar, do desenvolvimento, do envolvimento e da participação dos jovens na sociedade. Foi por isso que, ao longo dos anos, tem lançado tantos programas e iniciativas para a juventude - desde o bastante conhecido e popular programa de intercâmbio Erasmus, que teve início em 1987, ao mais recente envolvimento da juventude na Conferência sobre o Futuro da Europa - na qual um terço dos participantes nos painéis dos cidadãos tem menos de 25 anos.

Lê mais sobre o que a UE faz para o emprego dos jovens.

Ano Europeu da Juventude

Este ano, a União Europeia coloca uma tónica especial na juventude. O objetivo é incluir os jovens e as suas prioridades na elaboração de políticas e organizar atividades centradas na juventude em toda a UE.

Os jovens na Europa

  • Um em cada seis tem entre 15 e 29 anos
  • Um em cada três indicou ter passado duas ou mais semanas no exterior, em 2019, por motivos de trabalho, formação profissional ou ensino em 2019
  • 75% deles têm uma visão positiva da União Europeia e da democracia

A pedido do Parlamento Europeu, será dada especial atenção aos jovens com menos oportunidades ou com problemas de saúde mental. Durante o ano, será lançado , para promover a mobilidade transfronteiriça dos jovens desfavorecidos.

Durante a sessão plenária de fevereiro, o Parlamento Europeu condenou a prática de estágios não remunerados e apelou a que a saúde mental dos jovens seja apoiada como parte das medidas relativas à recuperação socioeconómica.

Os eurodeputados pediram igualmente uma melhor coordenação dos programas disponíveis para a juventude e uma integração mais eficaz dos jovens no mercado de trabalho de modo a evitar uma geração perdida.



O impacto da crise da COVID-19 na juventude

A crise da COVID-19 teve um impacto significativo nos jovens, que sofreram perdas de emprego e viram a sua saúde mental e emocional afetada. Foi por isso que a UE decidiu dar prioridade às questões da juventude e trabalhar para melhorar as suas perspetivas.

Os jovens e a COVID-19

  • Um em cada três disseram ter dificuldades em lidar com as medidas associadas à COVID-19
  • O desemprego juvenil aumentou de 11,9% em 2019 para 13,3% em 2020
  • 40% dos jovens temem pela sua própria saúde e 66% pela saúde dos seus familiares e amigos

Conhece outras iniciativas da UE em matéria de juventude:

  • O Evento Europeu da Juventude é o evento emblemático do Parlamento Europeu para os jovens, que lhes dá a oportunidade de se encontrarem com outros jovens e decisores políticos, assim como de apresentar e discutir ideias para o futuro da Europa.

  • Podes visitar um dos edifícios do Parlamento Europeu e participar numa grande variedade de atividades de educação e aprendizagem sobre a UE. .

  • O Programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” realiza atividades que visam ensinar os alunos das escolas secundárias e profissionais sobre a democracia e os valores europeus e o papel que podem desempenhar na UE.

  • O Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude é atribuído todos os anos a projetos dirigidos por jovens que promovam a compreensão europeia e internacional e promovam um sentido de identidade e integração europeias.

  • O oferece informações e oportunidades às escalas europeia e nacional nas áreas da educação, voluntariado, participação ativa no trabalho, cultura e criatividade, inclusão social, questões globais e das viagens para jovens.

Mais informações

Artigos relacionados