Laureados do Prémio Sakharov

Ler mais sobre os anteriores laureados com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento do Parlamento Europeu.

Prémio Sakharov 2021

Prémio Sakharov 2020

Prémio Sakharov 2019

Prémio Sakharov 2018

  • Oleg Sentsov vence Prémio Sakharov 2018

    O realizador ucraniano Oleg Sentsov é o vencedor deste ano do Prémio Sakharov do PE para a Liberdade de Pensamento. A cerimónia da entrega do prémio será a 12 de dezembro em Estrasburgo.

  • Os finalistas do Prémio Sakharov 2018

    Oleg Sentsov, as 11 ONGs que salvam as vidas de migrantes no Mar Mediterrâneo e Nasser Zefzafi são os finalistas do Prémio Sakharov de 2018. O laureado é anunciado a 25 de outubro.

  • Prémio Sakharov 2018: descubra os nomeados

    Foram anunciados os candidatos ao Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2018. Descubra quem são e por que motivo foram nomeados.

Prémio Sakharov 2017

Prémio Sakharov 2016

  • Ativistas yazidis Nadia Murad e Lamiya Aji Bashar receberam Prémio Sakharov 2016

    As duas jovens sobreviventes da escravatura sexual do autoproclamado Estado Islâmico e defensoras da comunidade yazidi no Iraque, Nadia Murad e Lamiya Aji Bashar, receberam hoje, 13 de dezembro, o Prémio Sakharov do Parlamento Europeu. “Mais de 3500 crianças e mulheres continuam reféns e são escravizadas pelo ISIS/Daesh. Todos os dias morrem mil vezes”, disse Lamiya Aji Bashar na cerimónia realizada no hemiciclo de Estrasburgo.

  • E os nomeados para o Prémio Sakharov 2016 são...

    Can Dündar e outros defensores da liberdade de pensamento na Turquia, o líder dos tártaros da Crimeia Mustafa Dzemilev, as sobreviventes yazidis Nadia Murad Basee e Lamiya Aji Bashar e o professor uigure Tohti são os nomeados para o Prémio Sakharov 2016. Os nomeados foram formalmente apresentados pelos eurodeputados, a 6 de outubro, durante uma reunião conjunta das dzõ dos Assuntos Externos, Desenvolvimento e da Subcomissão dos Direitos do Homem. O laureado será anunciado a 27 de outubro.

Prémio Sakharov 2015

  • Prémio Sakharov: Badawi teve coragem para levantar a voz e dizer não à barbárie

    "Raif Badawi foi suficientemente corajoso para levantar a sua voz e dizer não à barbárie. É por isso que o chicotearam", afirmou Ensaf Haidar, mulher do blogger e ativista dos direitos humanos saudita Raif Badawi, ao receber o Prémio Sakharov 2015 para a Liberdade de Pensamento em seu nome, esta quarta-feira, 16 de dezembro, em Estrasburgo. Badawi, que se encontra atualmente preso, foi homenageado pelo Parlamento Europeu pelo seu combate a favor da liberdade de expressão na Arábia Saudita.

  • As seis nomeações para o Prémio Sakharov 2015

    Os nomeados para a edição do Prémio Sakharov de 2015 anunciados a 10 de setembro foram formalmente apresentados a 28 de setembro durante uma reunião conjunta das dzõ dos Assuntos Externos, Desenvolvimento e da Subcomissão dos Direitos do Homem. Os finalistas são conhecidos a 15 de outubro e o laureado no final do mesmo mês. Conheça um pouco melhor os nomeados.

Prémio Sakharov 2014

  • Denis Mukwege: "Os corpos das mulheres tornaram-se num campo de batalha "

    "Os corpos das mulheres tornaram-se num verdadeiro campo de batalha e a violação é utilizada como uma arma de guerra", afirmou o médico congolês Denis Mukwege ao receber o Prémio Sakharov 2014 para a Liberdade de Pensamento, esta quarta-feira, 26 de novembro, em Estrasburgo. Mukwege foi homenageado pelo Parlamento Europeu por dedicar a sua vida a milhares de vítimas de violações coletivas e de violência sexual brutal na República Democrática do Congo.

  • Prémio Sakharov 2014: conheça os nomeados

    Ginecologistas, líderes religiosos, jornalistas… Têm profissões diferentes, mas uma causa em comum: os Direitos Humanos. Os nomeados para a edição do Prémio Sakharov de 2014 foram apresentados formalmente esta terça-feira, 23 de setembro, numa reunião conjunta das dzõ dos Assuntos Externos, Desenvolvimento e da Subcomissão dos Direitos do Homem. Conheça um pouco melhor os nomeados. O laureado será conhecido em outubro.

íDz