Futuro da Europa: como refletir as ideias dos cidadãos nas políticas da UE

Percebe como o Parlamento Europeu está a dar seguimento às propostas dos cidadãos para uma União Europeia mais eficaz e democrática.

Um relatório sobre o resultado final da Conferência foi apresentado aos presidentes das instituições da UE durante um evento de encerramento a 9 de maio de 2022 em Estrasburgo.
O resultado da Conferência foi apresentado aos presidentes das instituições da UE no evento de encerramento a 9 de maio de 2022;

A Conferência sobre o Futuro da Europa foi um fórum que colocou os cidadãos no centro do processo decisório da União Europeia (UE) e lhes permitiu influenciar a direção que a UE deverá seguir no futuro.

Desde então, o Parlamento Europeu está empenhado em dar seguimento e cumprir as propostas dos cidadãos para reforçar a capacidade de ação da UE, a sua legitimidade democrática e a sua responsabilidade.

Durante cada sessão plenária, os eurodeputados que estão diretamente associadas às ideias formuladas na Conferência.

Além disso, o Parlamento reconhece que algumas das propostas dos cidadãos exigem mudanças profundas no funcionamento da União Europeia. É por isso que os eurodeputados apresentam .

A Conferência foi um exercício democrático que teve início em 2021. Um ano depois, resultou em 49 propostas e mais de 300 medidas concretas a serem implementadas, sobre temas que vão desde as alterações climáticas à transição digital, passando pela migração e as ameaças ao orçamento da UE.

O evento reuniu as três principais instituições da UE, os cidadãos, os representantes da UE, os parlamentos nacionais e as autoridades regionais.


"O Parlamento está empenhado em garantir um resultado concreto e significativo" para a Conferência, disse a Presidente do Parlamento, Roberta Metsola, acrescentando que: "unidos, podemos preservar o impulso necessário para tornar a UE adequada ao propósito do século XXI".